quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Energia escura do cérebro: orquestrando neurônios

by www.nerdplus.xpg.com.br

Alguns de vocês já devem ter ouvido falar da energia escura, aquela que os teóricos afirmam que age sobre a expansão do universo com uma força oposta da gravitacional. Essa força importantíssima para a não atrofiação do universo que estaria sujeito apenas a força gravitacional ainda é uma incógnita na cabeça dos nossos físicos teóricos, já que essa energia escura ainda não forneceu dados experimentais para sua comprovação efetiva perante os céticos.
Analogamente fora dado o nome de energia escura do cérebro à energia intrínseca apontada por pesquisadores, que assim como a energia escura do universo representa a maior parte do todo (seja o cérebro ou universo) e é invisível, mas de papel importantíssimo.
Sabe quando você está sentado no sofá, olhando para o nada, com o pensamento vago, longe e um inseto qualquer pousa no seu braço e você instintivamente bate no inseto? Já parou para pensar no que aconteceu com você naquele instante? Os neurocientistas começaram a se interessar em entender o que acontece com nosso cérebro quando estamos em “repouso” e precisamos sair rapidamente deste estado e realizar uma atividade de emergência como esta que eu exemplifiquei.
A teoria antiga afirmava que enquanto estamos em repouso, o nosso cérebro se mantém inativo, sem nenhuma atividade e só quando é requisitado uma ação é que nosso cérebro desperta e começa a funcionar novamente, mas estudos recentes mostram algo incrível. Segundo essas pesquisas o nosso cérebro mantém uma atividade neural alta mesmo quando estamos em repouso e que quando o nosso cérebro é requisitado para uma ação do tipo ler em voz alta, a atividade neural aumenta apenas 5%. CARAMBA!!!
Pois é nerds, coisa incrível não acham? Quer dizer então que há atividades extras no nosso organismo as quais mesmo quando estamos em repouso nós estamos “praticando” e estas atividades demandam muita energia. É claro que ler, escrever, entre outras atividades gastam uma energia maior, mas o fato de que atividades feitas inconscientemente gastam uma enorme energia no mínimo me deixam com uma grande curiosidade em saber sobre essa tal energia escura do cérebro.
Nesta mesma linha de pesquisa fora levantado a questão do DMN – default mode network- que seria o sistema cerebral que se acredita que seja responsável pela orquestração do cérebro. Seria essa a energia escura que prepara o cérebro para ações futuras, ou seja, seria essa energia, essa rede do modo padrão de ação do cérebro que lhe faria esmagar o inseto logo quando ele pousa. O DMN seria o sincronizador de todas as partes do cérebro e seria a falha deste sistema que levaria a ocorrência de algumas doenças e distúrbios cerebrais.
Antigamente os neurocientistas se preocupavam em analisar a diferença entre atividades como ler em voz alta e ler somente com os olhos ao analisar imagens captadas no cérebro como sendo “ativas em certo momento” e “inativas em outro momento”, assim eles subtraiam imagens e destacavam aquelas que seriam responsáveis por certa atividade. Mas surgiu um interesse em captar imagens do cérebro quando o individuo praticasse uma atividade e quando ele estivesse em repouso para mapear a atividade por trás de tudo, chamada de background activity. Os pesquisadores então notaram que partes do cérebro se mantinham em alta atividade mesmo quando estava em repouso e que era quase impossível detectar alguma diferença entre quando realizando uma atividade e quando estavaem repouso. Adiferenciação só foi possível quando empregada sofisticadas analises computadorizadas dessas imagens, essas analises só indicaram aumentos de 5% de atividade a mais no cérebro. E mais incrível ainda é saber que de 60% a 80% da atividade neural não está ligada a atividades externas, seria essa tal energia escura agindo.
Quer saber mais uma coisa interessante sobre a energia escura do cérebro? Das informações exteriores que temos ao nosso dispor apenas 10 bilhões de bits chegam a nossa retina, como o nosso nervo óptico ligado a retina e ao córtex visual só tem 1 milhão de conexões de saída, somente 6 milhões de bits por segundo saem da nossa retina e apenas 10 mil bits por segundo chegam ao córtex. E quando a informação chega à parte do cérebro responsável pela nossa percepção consciente apenas 100 bits por segundo são processados. Bom Paloma, então onde é que entra a energia escura nisso? A energia escura nos prepara para possíveis ações, estou certa? Ela também pode estar relacionada à percepção do exterior, por meio de predições a partir de antecipações de pequenos impulsos sensoriais. Assim auxiliando-nos na percepção do exterior que com míseros 100 bits por segundo não seria possível.

.......

Pessoalmente eu percebo a máteria escura como algo bem proximo ao que os ocultistas chamam de 'luz astral', qualquer dia desses eu trato sobre isso aqui...

“Bola de Fogo” cai do céu na Argentina... ou não.


Em um primeiro momento, a polícia havia informado que a vítima era paraguaia, mas as autoridades esclareceram depois que se trata de uma peruana de 43 anos, identificada como Silvia Espinoza, que tinha viajado à Argentina para visitar seus parentes.
A explosão, que ocorreu nesta madrugada na cidade de Esteban Echeverría e até agora não teve sua origem determinada, deixou duas casas e três veículos destruídos, indicaram porta-vozes da polícia.
“A cama onde eu dormia se levantou do apartamento, as madeiras do teto se dobraram e todos os vidros da minha casa explodiram. Quando saí na rua, caía um fogo de cima que incendiou um poste a 20 metros”, afirmou um morador da área à imprensa local.
Uma outra testemunha afirmou que saiu de sua casa por conta da explosão e viu “que havia fogo que vinha do alto, algo do céu”.
“As perícias mal começaram e o resto são especulações. Não queremos nos aventurar a levantar nenhuma hipótese”, declarou o prefeito de Esteban Echeverría, Fernando Gray.
Dois dos feridos já receberam alta, enquanto os demais permanecem internados em um hospital próximo.
Os veículos de comunicação locais especulam a possibilidade de a causa da explosão ter sido o impacto de um meteorito ou “sucata espacial”, e destacaram a queda do Satélite de Pesquisa da Alta Atmosfera (UARS, na sigla em inglês) na Terra no fim de semana, cujos destroços seguem com paradeiro desconhecido.
“Poderia ser um pequeno meteorito que provocou esta tragédia, ou um pedaço de sucata espacial”, declarou Mariano Ribas, coordenador de astronomia do Planetário de Buenos Aires.
“Todos os dias caem sobre nosso planeta pequenas rochas espaciais que podem provocar um grande dano”, acrescentou ao canal local de notícias “C5N”.
As autoridades declararam que em poucas horas a origem da explosão será esclarecida(duvido que iriam dizer se fosse do espaço :D ).
Fonte:uol.com

E o mundo não acabou²³¹²³¹

Cometa Elenin se alinhou, e o mundo continua girando

28 de setembro de 2011

O dia do alinhamento do cometa Elenin passou e estamos a salvo. O cometa conhecido como Elenin (cujo nome oficial é C/2010 X1) chegou precedido de previsões sombrias: uma onda de rumores científicos (apesar da contradição) anunciou que quando o cometa se alinhasse com a Terra e o Sol, aconteceria uma série de catástrofes naturais de dimensões incalculáveis: tsunamis, terremotos, inversão magnética dos polos, morte e destruição. Os defensores dessas teorias apocalípticas, encabeçados pelo cientista Mensur Omerbashib, se baseavam em uma hipótese conhecida como o "fenômeno de ampliação da ressonância", segundo a qual os cometas, ao se alinharem como neste caso, adquirem um caráter destrutivo incontrolável. Esta ideia surgiu porque nas datas em que o Elenin esteve alinhado com o Sol e a Terra, aconteceram os terremotos no Chile e no Japão (27 de fevereiro de 2010 e 11 de março deste ano, respectivamente). Como em 27 de setembro o cometa infame estaria muito mais perto de nosso planeta do que naquelas ocasiões, os agourentos previram um efeito ainda pior. Como se isto fosse pouco, houve quem desenvolvesse complexos sistemas de leitura que vinculava a passagem do cometa com profecias maias. A verdade é que hoje é dia 28 de setembro e nada aconteceu. A NASA explicou, através de uma declaração, que o Elenin é muito pequeno ( 3,5 quilômetros de diâmetro) para nos prejudicar, já que é impossível que altere a órbita da Terra ou que remova placas tectônicas.
Embora o anúncio da NASA tenha trazido tranquilidade na véspera, a verdade é que nem a própria ciência conhece de fato o futuro... Por isso, e para não gerar temores infundados, é que publicamos esta notícia hoje, o "dia seguinte".



by http://seuhistory.com
ARTIGO RELACIONADO
Ciência Hoje

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Daniela Albuquerque & o toddynho

Conheça Daniela Albuquerque
fofocas-Como Daniela Albuquerque descobriu sua vocação para jornalista
Agora você vai entender melhor o vídeo abaixo.


Como comer sushi corretamente


Se a moda pega: Produtora envia inimigo para matar quem jogou game antes de estreia


O game “Dark Souls” será lançado oficialmente nesta quinta-feira (22) no Japão. Entretanto, alguns jogadores conseguiram o game antecipadamente e já estão participando de disputas on-line, o que irritou a desenvolvedora do título, a From Software. Para contra-atacar, a empresa enviou inimigos poderosos, chamados de Black Phantons, de nível 145, impossíveis de serem eliminados nos estádios iniciais do título, para “matá-los.

De acordo com o site da revista especializada em games “Edge”, a produtora conseguiu descobrir quais eram os jogadores que estavam jogando o game antecipadamente e resolveu puni-los, pelo menos até o lançamento de “Dark Souls”, para matá-los. A publicação afirma que o Black Phantom de nível 145 possui 1,9 mil pontos de vida e habilidades especiais em seu valor máximo. O jogador mais experiente, mesmo com mais de 60 horas de jogo, não conseguiria vencê-lo. Nos Estados Unidos, “Dark Souls” será lançado no dia 4 de outubro para PlayStation 3 e Xbox 360.


Já pensou se enviarem pessoas pra te matar, ou quebrar seu pc... aparelho de dvd... ou furar seus olhos... toda vez que vc baixa aquele filme na internet que ainda nem estreou? 

Blogueiros são filhos do diabo, Silas Malafaia e psicologia reversa

Desafio aceito pastor e standup comedy, e plagiando o naosalvo.com.br, Silas malaquefala.

Dica de presente para o natal

ATV Scooter GIF - ATV Scooter
Eu quero um \o/


Antes do princípio

TODO MUNDO QUE SER VLOGUEIRO



"Todo mundo quer ser vlogueiro, não pegar mulher e nem ganhar dinheiro…”
Preciso dizer algo?!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Mindscape of Alan Moore - legendado

The Mindscape of Alan Moore

O excelente documentário inglês The Mindscape of Alan Moore, de DeZ Vylenz e Moritz Winkler, é um trabalho meticuloso, feito, ao longo de cinco anos, com fundos pessoais dos dois jovens diretores, cuja empolgação por seu objeto de estudo está nitidamente transposta para a tela.
No entanto, apesar de se destacar como um dos raros registros cinematográficos de Alan Moore, traz poucas novidades. A maioria dos assuntos levantados pelo ermitão de Northamptom já foram amplamente discutidos em suas profusas e prolíficas entrevistas. Todavia, pela primeira vez, temos suas idéias ilustradas por belas imagens, psicodélicas e surreais. Só por isso o documentário já nasce clássico.
Retrato particular e extremamente franco do escritor, a película embebe-se na história de sua cidade natal, que parece fazer parte de sua personalidade, tamanha a simbiose entre ambos. Se Lovecraft – por sinal, já adaptado por Moore em HQ e prosa – tem em sua tumba a inscrição I am Providence, o abundantemente peludo escriba britânico já pode encomendar sua lápida com a mesma frase em relação a Northampton.
Além da entrevista com Moore, o filme traz algumas seqüências de suas principais HQs encenadas para a tela.


Excelente documentário pra quem quer conhecer um pouco mais do mago inglês Alan Moore( que eu penso ser um dos filhos do Crowley hehehe) qualqer dia desses eu posto aqui uma das obras dele... talvez fale um pouco sobre Promethea

Formato: Rmvb
Direção: DeZ Vylenz/Moritz Winkler
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 251 Mb
Duração: 77 Minutos
 DOWNLOAD

OU
ASSISTIR ONLINE:
PRIMEIRA PARTE 


The Mindscape of Alan Moore - Parte 01 from Magister Templi on Vimeo.

Nikolas Tesla, neutrinos e a velocidade da luz

“All of my investigations seem to point to the conclusion that they are small particles, each carrying so small a charge that we are justified in calling them neutrons. They move with great velocity, exceeding that of light.” – Nikola Tesla, July 10, 1932


Acima supostamente uma citação que indica que já em 1932 Nikolas Tesla( saiba mais sobre ele aqui) observava que uma pequena partícula, neutrinos , que poderia ser mais veloz que a luz. Agora é aguardar, se a frase acima é realmente uma citação de Nikolas e se a própria observação atual sobre a possibilidade dos neutrinos serem de fato mais rápidos que a velocidade da luz corresponde a verdade.
Fica a dica sobre do cientista Nikolas Tesla clicando aqui 

Bichinhos de Jardim




segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Curiosidade Curiosa da semana: Neutrinos podem ter viajado mais rápido do que a luz

Neutrinos podem ter viajado mais rápido do que a luz
O gigantesco detector Opera, formado por 150.000 pequenos "tijolos" de uma emulsão nuclear, separados por folhas de chumbo. Dispostos em paredes paralelas, são esses tijolos que detectam os neutrinos.



Neutrinos podem ter viajado mais rápido do que a luz

Site Inovação Tecnológica - 23/09/2011

Neutrinos superluminais
Quando, há poucos mais de um ano, cientistas do experimento Opera detectaram neutrinos transmutando-se de um tipo em outro, eles logo falaram da descoberta de uma "nova física".
E eles aparentemente já tinham nas mãos outros resultados ainda mais surpreendentes.
Depois de dois anos de medições, e inúmeras revisões e checagens, eles finalmente resolveram compartilhar sua possível descoberta com outros pesquisadores.
Segundo Antonio Ereditato, da Universidade de Berna, na Suíça, a equipe aparentemente detectou neutrinos viajando mais rápido do que a velocidade da luz.
Quebra da relatividade?
Se neutrinos podem viajar mais rápido do que a velocidade da luz, então o preceito fundamental de que as leis da física são as mesmas para todos os observadores cai por terra.
A ideia de que nada pode viajar mais rapidamente do que a luz é um pilar da teoria da relatividade especial, formulada por Einstein. E esta teoria está na base de toda a física moderna.
Isto sim, pode apontar para uma "nova física" - desde que os outros pesquisadores não encontrem erros no experimento e nas análises.
"Nós tentamos por todos os meios descobrir um erro - erros triviais, erros mais complicados, efeitos impensáveis - mas não conseguimos encontrar nenhum," disse Ereditato.
Depois de tantos cuidados, ele e sua equipe afirmam ter alcançado um nível seis sigma, que indicaria uma descoberta científica realmente válida.
Tudo vai depender do escrutínio que será feito nos dados por equipes de físicos do mundo todo.
"Dadas as potenciais consequências de longo alcance desse resultado, medições independentes serão necessárias antes que o efeito seja refutado ou firmemente estabelecido," disse o CERN em nota.
Neutrinos podem ter viajado mais rápido do que a luz
O feixe de neutrinos percorre 730 km desde o CERN até o laboratório INFN, onde as medições são realizadas. [Imagem: CNRS]
Nano-incerteza
O experimento OPERA (Oscillation Project with Emulsion-tRacking Apparatus) está localizado a 1.400 metros de profundidade, no Laboratório Gran Sasso, na Itália.
Um detector ultra-sensível recebe um feixe de neutrinos disparado do laboratório CERN, na Suíça - onde está o LHC - que está localizado a mais de 730 quilômetros de distância.
O que os pesquisadores concluíram é que os neutrinos estão chegando 60 nanossegundos antes do que deveriam.
E isso só pode ser possível se eles estiverem viajando a uma velocidade maior do que 299.792.458 metros por segundo, que é a velocidade exata da luz.
Para checar seus resultados, os cientistas usaram relógios atômicos e avançados sistemas de GPS, conseguindo com isso reduzir a incerteza da distância percorrida pelos neutrinos para 20 centímetros - em relação aos 730 km do feixe.
O tempo de chegada dos neutrinos foi medido com uma incerteza de 10 nanossegundos.
Atalhos em outras dimensões
O físico italiano Antonino Zichichi, falando à revista Nature, levantou a hipótese de que - se os resultados se confirmarem e a física como a conhecemos estiver mesmo desmoronando - então os neutrinos superluminais podem estar pegando atalhos por dimensões extras do espaço, algo que é previsto pela Teoria das Cordas.
Mas tanto Ereditato quanto o CERN são bem mais comedidos.
"As medições do OPERA estão em desacordo com leis da natureza bem estabelecidas, embora a ciência muitas vezes progrida derrubando os paradigmas estabelecidos," diz a nota do CERN.
De fato, não têm faltado medições e estudos em busca de "desvios" da teoria da relatividade de Einstein - até hoje sem sucesso.
"As fortes restrições decorrentes dessas observações tornam improvável uma interpretação da medição do OPERA em termos da modificação da teoria de Einstein, o que nos dá motivos ainda mais fortes para buscar novas medições independentes," conclui a equipe do laboratório.

 

Pergunte ao Charlie

Agora tudo faz sentido...

Que dia é hoje?

SEGUNDA-FEIRA!

Fizzibang GIF - Fizzibang
Nãããããããããããão
Boa semana à tds  o/

Rock In Rio 2011


Um vídeo que expressa bem o que eu penso...