terça-feira, 26 de julho de 2011

Como fazer Hidromel

Peguei a receita aqui ó > link




Bom iremos usar uma gambiarra caseira mesmo nesse tutorial, pois resolvi fazer de forma a gastar menos e obter um resultado legal e bem diferente.

Vamos lá:

Ingredientes para essa receita.

3,5 litros de água mineral

600 gramas de Mel de opérculo ou o mais puro que encontrar ( o meu comprei em caeté)

 5 a 8 gramas de levedura (pode ser fermento biológico para pães)

Vamos usar também a garrafa a onde vem à água mineral e duas mangueirinhas e mais uma garrafinha menor para fazer uma gambiarra onde será o fermentador do hidromel. ( Qualquer coisa clique nas imagens par aumenta-las)


Como podem ver essa é a garrafa de 5 Litros de água mineral, na tampa fiz cuidadosamente dois furos para encaixar duas mangueiras de Nível que você pode compra em qualquer loja ou deposito de construção, aqui eu comprei por R$ 1.26 o metro.


clique na imagem para ampliar


Você deve construir seu fermentador igual na imagem acima corretamente para uma melhor fermentação de seu hidromel, lembrando que na garrafa menor tem que ter um furo ou espaço para escapar os gases e a mangueira deve ficar dentro da água.

Medindo o mel e colocando em banho Maria.



Você deve sempre medir o mel de acordo com a água notando que deve ser uma media de 80 % de água para 20 % de mel, ou seja, para 3 litros de água 600 gramas de mel notem como o mel é mais pesado que a água eu medir 500 ml nessa vasilha.



Coloque o hidromel em banho Maria ate ficar bem ralinho uma vez que costumamos comprar ele bem denso.


Coloque 2 litros de água em outra vasilha e despeje o mel quando notar que ele já esta bem aquecido (não deixe o mel ferver) e agite bem com uma colher ate a espuma abaixar.


Após agitar bem despeje a mistura no garrafão com o resto da água deixando sobra um pouco, mais ou menos 0,5 litro na vasilha onde misturou o mel com a água.


Nesse 0,5 litro da mistura que você deixou de fora do garrafão você deve acrescentar o fermento que você comprou, mais antes espere a mistura esfriar até a temperatura ambiente mais ou menos. Despeje todo o fermento e misture bem, logo após deixe repousando até o liquido do garrafão também chegar à temperatura ambiente.

Depois despeje essa mistura no garrafão e tampe-o bem se necessitar vede-o com fita isolante, o resultado final deve ser esse, igual a foto.


Agora é só deixar fermentando para transformar o açucar do mel em alcool em um lugar tranquilo sem contato direto com a luz solar até ele começar a clarear e ocorrer à deposição do fermento no fundo do garrafão, quando isso ocorrer você deverá retirar provas para testar o gosto e quantidade de alcool que deseja e posteriormente filtrar a mistura em um coador de café até retira todo o fermento e depois engarrafar e colocar na geladeira ou para envelhecer para agregar mais valores.

O ideial é deixar mais ou menos 3 meses fermentando, e a cada 30 dias trocar o hidromel de garrafa, deixando as leveduras (fermento) mortas que vao ficar no fundo da garrafa  para tras, pode tambem retirar o hidromel da garrafa sem pegar as leveduras mortas , lavar a garrafa e depois voltar o hidromel para ela.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário