sexta-feira, 29 de julho de 2011

Formiga-leão




nada simpatico bichinho acima é conhecido pelos seguintes nomes: cachorrinho-do-mato, formigão, furão, joão-torrão, mirmeleão, piolho-de-urubu e tatuzinho.
 Foi sem duvida uma das criaturinhas que me deparei na infância que mais me chamou a atenção, o que a principio era só um buraco peculiar na areia da garagem da casa da minha avó tomou proporções de um filme de ficção baseado em um animal de outro planeta quando descobri que dentro daquele buraco cônico havia um insecto que devorava tudo que caísse ali dentro. Inicialmente eu joguei algumas formigas para ver como era, a formiga tentando escapar e o bicho no fundo atirava areia na direção da formiga afim de impedir que ela subisse, bastava um vacilo da formiga e o agarrão das fortes presas do 'alienigena' atracavam nela rapidamente e ambos sumiam na areia. Sensacional! um menino com pouco mais de 7 anos diante disto faria o que? assoprei a areia até achar o tal inseto-monstro-alienigena! o que eu encontrei naquele dia e nunca mais esqueci foi este pequeno ser nas fotos. 
Anos mais tarde, e muitas formigas mais tarde, eu descobri que tal qual um pokemon este peculiar bichinho tem nome e ainda sofre uma metamorfose! Aliás metamorfose essa que descobri por acaso quando peguei um para criar em um pequeno pote afim de observa-lo, um belo dia o buraco cônico na areia sumiu, e naquele dia choveu... bem, uma estranha bolinha boiou na vasilha cheia de água da chuva. Observando ela notei que era feita de algum tipo de seda, e embora meu bichinho estivesse morto por afogamento, caso tivesse sobrevivido, ele sofreria uma metamorfose se tornando um bichinho alado!

E suas caracteristicas de modo mais cientifico são:


  Este inseto curioso não é formiga nem leão, mas recebe tal nome por causa da sua larva, que é muito feroz contra outros insetos, especialmente formigas. Essa larva tem corpo carnudo e espesso. suas grandes mandíbulas juntam-se como uma pinça e têm espinhos e pêlos. Para pegar sua vítima, a formiga leão faz um buraco no solo, com 5 cm de profundidade e 8 cm de abertura. Ela cava com as pernas traseiras e remove a areia com aboca, sob a forma de bolinhas. Quando a armadilha está pronta, a formiga leão enterra-se na areia, deixando de fora a extremidade de sua mandíbulas, à espera da vítima. Quando um inseto chega ao buraco, os grãos de areia que rolam avisam a formiga-leão, que desenterra a cabeça e lança um jato de areia sobre ele. A vítima cai no fundo do buraco e é colhida pelas fortes mandíbulas da formiga leão.



      Filo: Arthopoda
 Classe: Insecta
 Ordem: Neuroptera
 Família: Myrmeleontidae
  Características:
 Comprimento: até 4 cm
 Envergadura: cerca de 8 cm
 Antenas filiformes
 Olhos: brancos, ovais, pegajosos
 Período larval: 1 a 3 anos
 A larva pode jejuar durante 8 meses
 A ninfa torna-se adulta em 1 mês








Formiga-leão aguardando a presa no fundo da sua armadilha. ( clique na imagem par amplia-la)

Casulo da formiga-leão

Animal adulto pós metamorfose dentro do casulo. Esquema de sua armadilha. Fase larval.



Um comentário: