sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Pelo fim da tragédia na Somália

Campanha da avaaz.org
Atualmente, mais de 2.000 pessoas estão morrendo por dia na Somália, em uma onda de fome que ameaça matar de inanição onze milhões de pessoas. A seca devastou essa região, mas o que sustenta a crise alimentar é, na verdade, a total ruína do país em termos de administração pública e diplomacia, e nós podemos dar fim a essa situação.

A área atingida pela fome é governada pelo Al-Shabaab, regime islâmico ligado a grupos terroristas. O isolamento e os conflitos entre o Al-Shabaab, outros líderes locais e a comunidade internacional têm bloqueado grande parte da ajuda humanitária e comércio que poderiam dar fim à fome. Porém, alguns países de destaque, entre eles os Emirados Árabes Unidos, ainda mantêm relações comerciais com o Al-Shabaab. Eles têm uma oportunidade de mediar um acordo com o regime e romper o impasse que ameaça a sobrevivência de milhões de indivíduos.

Não podemos deixar a política da guerra ao terror tirar a vida de mais vidas inocentes. É hora de a comunidade internacional e o Al-Shabaab chegarem a um acordo para levar alimentos imediatamente ao povo sofrido da Somália. O Conselho de Segurança da ONU se reunirá dentro de alguns dias. Vamos exigir que o Conselho tome providências imediatas para apoiar nações árabes de destaque no sentido de iniciar negociações com o Al-Shabaab visando a uma cooperação para acabar com a fome e aproveitar esta chance de uma solução política duradoura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário