Aokigahara - A floresta dos suicidas japoneses
Aokigahara também conhecida como "Mar das Árvores" é uma floresta de com uma área de 35 km quadrados que fica ao norte da base do Monte Fuji no Japão. A floresta contém um grande número de pedras, cavernas geladas e outros destinos bastante visitados pelos turistas. Também tem a particularidade de estar associada à demônios da mitogia japonesa e de ser um "point" para suicidas. Em 2002, 78 corpos foram encontrados, apesar de inúmeras placas por toda a floresta pedindo que as pessoas tenham calma e reconsiderem suas ações. Devido à alta densidade da floresta e ausência de vida selvagem, a floresta é sempre um ambiente sereno e quieto.
Algumas pessoas atribuem os altos índices de suicidios no local à influência de uma novela publicada em 1960 chamada "Nami no Tõ" ou basicamente "Onda de Árvores" por Seichõ Matsumoto que termina com o casal de protagonistas cometendo suicídio lá mesmo. No entanto, a história de suicídios em Aokigahara precede à publicação da novela. E o lugar já é de longa data associado à morte, e segundo algumas pessoas, assombrada pelos espíritos das pessoas que morreram nela.
Desde 1950, mais de 500 pessoas perderam suas vidas dentro dos limites da floresta, a grande maioria suicidas, isto dá uma média de mais ou menos 30 por ano. Em 2002 porém, 78 corpos foram encontrados quebrando a marca de 73 em 1998. Em 2003 a taxa saltou para 100 e nos anos seguintes o governo parou de publicar os números na tentativa de diminuir esta taxa alarmante. No entanto em 2004, 108 pessoas puseram fim às suas próprias vidas e em 2010, 247 tentaram o mesmo sendo que 54 delas obtiveram "sucesso".
As altas taxas de suicídios levaram as autoridades a colocar várias placas e anúncios em diversos pontos da floresta em japonês e inglês alertando as pessoas que vão à Aokigahara com a intenção de cometer suicidio para desistirem e procurarem ajuda. À partir de 1970, todos os anos uma força tarefa formada por policiais, voluntários e jornalistas fazem incursões na floresta com o objetivo de encontrar e resgatar os corpos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário