terça-feira, 4 de outubro de 2011

Deixa ela entrar (Låt den räte komma in/Let the Right One In)

A história é ambientada no subúrbio de Estocolmo, em 1982. Oskar (Kåre Hedebrant), um frágil garoto de 12 anos sempre atormentado pelos colegas de escola, sonha com vingança. Ele apaixona-se por Eli (Lina Leandersson), garota bonita e peculiar que, aparentemente, é uma vampira, já que não suporta o sol ou a comida. Eli dá a Oskar força para lutar, mas o menino é colocado frente a um impasse quando percebe que ela precisa beber o sangue de outros para sobreviver: até onde pode o amor perdoar?

Quantos filmes suecos será que eu ja vi?! e você?
Não sei, mas esse eu não vou esquecer!


Quando você lê a sinopse vê sinais de que tem tudo pra dar errado:
É de vampiro e é pós crepusculo... tem crianças como personagens centrais... é de um país que você nem ouve falar... não é sobre vampiros em uma era 'medieval'...
Juro que só fui me arriscar a ver depois de ler uma coisa 'deixa ela entrar é o que a saga crepusculo queria ser quando perder o cabaço', que lindo e poético... eu sei, eu sei...
Pois bem, a começar pela ambientação do filme na década de 80' que ajuda a compor um cenario triste... é tudo muito branco pela neve... as arvore desfolhadas... ruas vazias... tudo muito morto, o modo de filmar é bem diferente dos filmes hollywoodianos que todo mundo se acostumou a ver. A escolha dos atores principais, Eli e Oskar fogem do padrão de beleza e a interpretação deles flui muito bem e natural, eles tem carisma e ponto. Os efeitos embora sutis são perfeitamente usados, como os olhos da vampirinha( ou vampirinho... não vou explicar) que refletem luz sutilmente em um cena do filme, ou os olhos que se tornam um tanto maiores junto a feição mais envelhecida. 

A história é baseada em um livro( esse > AQUI < ), a adaptação deixa sua imaginação ligar os pontinhos, não entrega todas as cenas, apenas nos fornece o som, nem entrega todas as respostas, embora, deixe muitas pistas. O filme deixa com o expectador a incumbência de imaginar... isso é divertido, pois, trata o expectador com respeito acreditando na sua capacidade de imaginação. No começo você vê Oskar um muleque deslocado, com problemas familiares( uma cena bem legal é o rosto da sua mãe nunca ser completamente visivel... evidenciado sua 'ausencia presente' na vida do filho)e filho de pais separados(sobre o pai vale prestar atenção nas cenas com o pai... e o amigo do pai...) que sofre bullyng na escola, e como é uma criança tímida isso o leva ( penso eu) a desenvolver uma curiosidade bem grande por assassinos, isto é mostrado com os recortes de jornais sobre o tema que ele guarda/cataloga e quando ele treina que esta esfaqueando alguém. Eli é desbotada... parecendo até suja nas cenas iniciais... tem um cheiro engraçado... vive com um velho( será pai? um pedofilo? hehehe, vá ver o filme oras!)... e de cara diz que não ta afim de ser amiga dele.  Algumas cenas dificilmente você verá hoje em dia em filmes com crianças, uma cena rápida de nudez ou insinuação de nudez(que são justificáveis e não estão ali levianamente ). Diferente dos filmes crepusculescos de hoje em dia o vampiro aqui é o aditivo para a violência 'justificavel' de Oskar, e não a baitolagem de seres que pretendem renegar sua bestialidade, contudo, como diz o ditado 'os brutos também amam' e é esta junção de situações morbidas e desconcertantes e a inocência de uma criança que fazem esta obra da sétima arte ser o que é.
Sobre o remake 'deixa-me entrar' é bem feito e tudo, se tivesse vindo primeiro teria feito um bom sucesso até... mas o original ganha pela sua sutileza em justamente mostrar pouco e mostrar na hora certa, sua refilmagem só não é algo desnecessaria de ser visto porque tem no elenco encarnando a vampirinha( que aqui nesta versão não sugero um genero diferencia rsrs ) a tchuc tchuc da Chloe Grace Moretz que fez o filme 'kick ass' e 'diario de um banana'... fora isso mostra demais, é um filme feito pronto pra engolir... ñ é cinema arte.
Ah e só mais uma coisa sobre o original, a cena da mulher pegando fogo foi sensacional o/

Trailer - Deixa ela entrar 'Let The Right One In '

Download DEIXA ELA ENTRAR LEGENDADO

http://www.megaupload.com/?d=3GQNQAK8 < CLIQUE AQUI


2 comentários:

  1. Só que não é pós-crepúsculo, cara...

    ResponderExcluir
  2. Tem razão... mesmo os filmes são do mesmo ano, 'mea culpa'.
    Vlw caro anônimo, volte sempre ;)

    ResponderExcluir