O termo “grimoire” se originou da palavra do francesa antigo “Grammaire”, que significava “gramática” e foi usado para se referir a todos os livros que foram escritos em latim. No entanto, por volta do século 18, o termo tomou um novo significado: de livros medievais de magia Europeia. Grimoire eram coleções de feitiços, instruções sobre como criar objetos mágicos, e guias de convocação de demônios, anjos e espíritos. Eles freqüentemente continham dioramas astrológicos, listas de entidades místicas, e até mesmo instruções para medicamentos e mistura. Enquanto na sociedade moderna o termo “grimoire” passou a abranger qualquer tipo de coleção de magia, grimoire autênticos foram baseados nas tradições mágicas de judeus, muçulmanos , rituais cristãos medievais e textos.
10. Sepher Livro dos Segredos Ha-Razim/The / O Livro dos Amuletos (século 3)
A tradição cabalística diz que o Sepher Ha-Razim foi dado a Noé pelo arcanjo Raziel e depois passado para o rei Salomão, uma das grandes figuras do Antigo Testamento, por sua riqueza, sabedoria e poder mágico. Este texto antecede outros grandes textos cabalísticos, como o Zohar e o Bahir. É dividido em sete seções, não inclui um prefácio, que espelham os sete dias da criação e os sete céus. Cada seção contém uma lista de anjos e magias que podem ser executadas. Essas magias são de uma grande variedade. Elas podem ser usados para curar, atacar inimigos, prever o futuro, e trazer boa sorte. Os encantamentos assumem muitas formas: repetição, a linguagem invertida, e as palavras estranhas e nomes. Estas magias também fazem uso de objetos rituais e sacrifícios de animais.
9. O Picatrix / Ghâyat al-Hakim fi’l-sihr / O Objetivo do Sábio / O objetivo do Wise (século 10 a 11)
O Picatrix é amplamente considerado como sendo um livro de magia árabe antigo. Originalmente escrito em árabe, o Picatrix foi um dos primeiros textos e mais importantes escritos sobre magia astrológica. Ele também detém a distinção de ser um dos maiores grimoires na história. Embora seja impossível confirmar quem realmente escreveu, é freqüentemente atribuído ao matemático andaluz Ahmad Al-Majriti. O livro Foi traduzido para o latim em 1256 e se tornou extremamente influente na magia ocidental, sendo usado até mesmo por magos do Renascimento, como Cornelius Agrippa e Marsilio Ficino. Continha feitiços que variavam desde ”como destruir uma cidade com o Ray of Silence” para “como influenciar os homens à distância.” O texto também tinha uma lista de imagens mágicas e detalhada de seus usos. Freqüentemente este assumiria a forma de gravura as imagens de estrelas em objetos específicos.
8. Liber Juratus / O Livro Jurado de Honorius (século 13)
O Juratus Liber afirma ser o produto de uma conferência de mágicos que queria consolidar os seus conhecimentos em um texto, a fim de salvá-los da perseguição por oficiais da Igreja. Na época, a Igreja estava tentando destruir todos os livros de magia. De fato, uma das razões pelas quais grimoire autênticos são tão raros foi porque a Igreja foi tão eficiente em descobrir e queimá-los. O texto é apresentado como uma conversa com o Hochmel, um anjo. A palavra “Hochmel” é uma versão da obra hebraica “Chockmah” (sabedoria). O livro abrange 93 capítulos e uma grande variedade de assuntos, tais como a forma de invocar e controlar demônios, como descobrir tesouros, e como salvar a alma do purgatório. Uma das principais características do Juratus Liber é seus métodos para ganhar a “visão beatífica”, onde a pessoa recebe uma visão do rosto de Deus.
7. Sefer Raziel Ha-Malakh Liber Razielis Archangeli / Livro de Raziel o Anjo (século 13)
O Sefer Raziel Ha-Malakh Liber Razielis Archangeli é considerado um dos livros mais importantes e definitivas sobre a magia judaica. Supõe-se que ele contém todo o conhecimento do Universo. Este grimoire especial foi parcialmente baseado no livro do Sepher Ha-Razim acima. Ambos foram enviados a proeminentes figuras bíblicas pelo arcanjo Raziel . No entanto, enquanto o Sepher Ha-Razim entregue revelado a Noé, este foi revelado a Adão. Supostamente, depois de ter sido forçado a deixar o Jardim do Éden com Eva, ele orou a Deus pedindo orientação. Deus então enviou Raziel para lhe ensinar os caminhos da natureza, através deste texto.Ele Abrange tópicos como angelology, o zodíaco, gematria (um sistema de atribuição de valores numéricos para palavras e frases), feitiços de proteção e talismãs. Também inclui uma lista de vários nomes de Deus. Este texto tornou-se especialmente proeminente no Renascimento alemão de magia, juntamente com o Picatrix.
6. A Chave de Salomão / Clavis Salomonis / Shelomoh Mafteah (14o – 15o Century)
A Chave de Salomão é um dos grimórios mais famosos, importantes e influentes de todos os tempos. Enquanto ele afirma ter se originado com o rei Salomão, que remonta ao Renascimento do século 14 ou 15 italiano. Ela inspirou muitos outros grimórios como A Chave Menor de Salomão. Os encantamentos e feitiços contidos foram consideravelmente poderoso. Antes que pudessem ser realizados o profissional teria de confessar seus pecados e ser purgado do mal, assim, invocando a proteção de Deus. O texto inclui instruções para conjurações, as invocações e maldições para convocar e controlar os espíritos dos mortos e demônios. Além disso, detalhes de todos os rituais de purificação diferentes, roupas especiais, e instrumentos místicos que precisam ser utilizados durante as práticas.
5. O Livro da Magia Sagrada de Abra-Melin, o Mago (1450)
O Livro da Magia Sagrada do Mago da Abra-Melin foi originalmente uma coleção de segredos mágicos e cabalísticos. No entanto, ele ganhou popularidade em particular, quando foi adotado mais tarde pela Ordem Hermética da Golden Dawn (uma ordem mágica na Grã-Bretanha durante o século 19 e início do século 20) e a religião de Thelema (desenvolvido no início do século 20 por Aleister Crowley ). O texto em si é uma espécie de romance epistolar em que Abraham de Worms descreve sua viagem de Alemanha para o Egito junto com segredos Abra-Melin ao seu filho Lameque. Segundo o texto, Abraão conheceu o poderoso mago egípcio Abra-Melin, que lhe ensinou magia cabalística. O texto contém um ritual complexo e elaborado para entrar em contato com um anjo da guarda e receber dele segredos mágicos . Ao todo, o ritual leva 18 meses. Existem vários outros feitiços e magias contidos: o vazamento de encantos do amor, vôo, invisibilidade e a capacidade de descobrir tesouros enterrados.
4. Heptameron (‘Seven Days “) de Pedro de Abano (1496)
O Heptameron de Pedro de Abano foi escrito pelo filósofo italiano Pietro, observador e astrólogo de Abano que morreu na prisão durante a Inquisição em alegações de heresia e ateísmo. Ele viveu entre 1250-1316, mas sua obra, o Heptameron não foi publicada até o final de 1400. O texto é um manual de magia planetária. Ele detalha os ritos para chamar os anjos para cada um dos sete dias da semana. Ele também contém instruções para a criação de círculos mágicos, as consagrações de sal, água, e incenso, e as horas planetárias. Este grimoire foi especialmente importante, uma vez que influenciou o Lemegeton, um livro famoso do século 17 º demonologia.
3. O Manual de Munique / Munich O manual Handbook / Munich Necromantic of Magic Demonic / (século 15) Manual do necromante
O Manual de Munique é um grimoire incomum, pois centra-se na magia demoníaca e necromancia. É quase completamente sobre os anjos e os rituais para a convocação deles. Curiosamente, é considerado por especialistas por ter sido escrito por ninguém menos que um membro do clero. Muitos de seus feitiços incluem o sacrifício de criaturas mitológicas e folclóricas e animais. Por exemplo, uma magia para a criação de um banquete imaginário envolve o sacrifício de uma poupa (um pássaro colorido encontrado em toda a Afro-Eurásia). O livro também é importante além de seu conteúdo mágico. É uma janela para a forma como o clero e os cristãos aprenderam a ver e praticar magia durante a Idade Média.
2. Grand Grimoire / O Dragão Vermelho (1522?)
O Grande Grimório é um livro de magia negra que alega ter sido escrito em 1522, mas pode ter se originado a partir do século 18. É considerado o grimoire mais maligno e perigoso que existe. O texto tem um propósito sinistro: a convocação de Lúcifer ou Rofocale Lucifuge (o demônio encarregado do governo do Inferno), a fim de fazer um pacto com o diabo. Ele também contém uma hierarquia de espíritos infernais. Mas, além da convocação de demônios, ele contém um grande número de feitiços, fórmulas e segredos. Estes incluem feitiços para fazer as pessoas dançar completamente nuas e invisibilidade. Mas esteja avisado! O Grimoire é considerado tão atroz que os magos até mesmo experientes e praticantes do ocultismo alertam contra ela.
1. Libri Tres de Occulta Philosophia por Heinrich Cornelius Agrippa / Três Livros de Filosofia Oculta (1531)
Três Livros de Filosofia Oculta foram escritos pelo mago alemão famoso, astrólogo e alquimista Cornelius Agrippa Heinrich. Os livros abordavam termos Elemental, Celestial, e a magia Intelectual. Estes três tipos de magia são subdivididos em muitas outras disciplinas diferentes que incluem os quatro elementos, astrologia, Kabbalhaism, numerologia, angeologia, vidência, e alquimia. Os três livros foram marcos na discussão de mágica em termos acadêmicos e intelectuais. Eles também contêm uma grande quantidade de magia pagã e neoplatônica. É também uma fonte de grande curiosidade, pois faz referências e fornece extratos sobre a magia das obras obscuras e / ou perdidas a partir de figuras históricas famosas, como Pitágoras, Ptolomeu, Platão e Aristóteles. Mesmo para os padrões modernos, eles são considerados os textos de autoridade sobre a magia pelos ocultistas.
Adaptado de toptenz
Achei super interesante. Embora eu presisasse de receitas de grimorios, isso me foi um pouco util. Alguem sabe onde encontro receitas de grimorios
ResponderExcluirSe souberem me avisem!!!!!
Se você for um pouco mais claro talvez eu tenha algo.
ExcluirAbraçoS.